domingo, 14 de outubro de 2012

VIGIE E ORE AO MAGNÂNIMO!

          



                    Se a dor aflige, ou o erro oprime
                    O cuidado falha,
                    ou o medo leva ao desânimo
                    A culpa abate, o pecado, ou o crime
                    De toda forma, vigie e ore ao Magnânimo.



      Uma das possibilidades da oração mais importante, ampla, apaziguadora, necessária e prática está nas palavras de Paulo aos filipenses, que trata da oração como cura para a inadequada falta de cuidados:

           “Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graça. E a paz de Deus que excede todo  o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus” (Fp 4:6-7)


      As preocupações são a epidemia da humanidade. E se estendem por todo o mundo, porque pertencem ao homem em condição decaída. A predisposição para a ansiedade excessiva é a consequência natural do pecado. A preocupação assume diversas formas, se manifesta em épocas e advém de todas as fontes, para as pessoas de qualquer idade ou posição. Existem as preocupações domésticas, para as quais não há escapatória salvo orar. Há igualmente preocupações no trabalho, as da pobreza e as da riqueza.
       Nosso mundo é um mundo de ansiedade e a humanidade é uma espécie ansiosa. A admoestação de Paulo é bem direcionada, “não andeis ansiosos de coisa alguma” (versículo 6). Esta determinação divina para que possamos ser capazes de viver sobre a ansiedade e ser libertos da preocupação imprópria. “Em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graça”(versículo 6). Este é o remédio prescrito pela divindade para todas as preocupações ansiosas, para todas as aflições e para todos os tormentos interiores.

      A oração, mais que qualquer coisa, tranquiliza as distrações, interrompe as ansiedades, dissipa as preocupações das vidas por elas dominadas e os corações por ela confundidos. A oração específica é cura perfeita para todas as angústias e aflições. Apenas ela pode dissipar a preocupação obstinada, aliviando o coração dos fardos desnecessários e salvando do pecado decorrente das aflições pelas coisas sobre as quais não temos controle. Apenas a oração pode levar ao coração a à mente “a paz de Deus, que excede todo o entendimento” (Fp 4:6-7) e manter o coração calmo e livre das preocupações opressoras.

                                                           E. M. Bounds


          Em resumo: Alegrai-vos sempre no Senhor!

                      Fraternalmente em Cristo,
                              Missionária Mary Ane
                                  Eis-me aqui, Senhor!
                                   Envia-me a mim!


                                     

Nenhum comentário:

Postar um comentário