quarta-feira, 12 de setembro de 2012

MOISÉS E DEUS CONVERSAM


                       

              Disse mais: Eu sou o Deus de teu Pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó. E Moisés encobriu o rosto, porque temeu olhar Deus.                                                                                                                                                                           Exodo 3:6




                Mistificamos as personagens da BÌBLIA e suas histórias – a mística igrejeira transforma-os em super crentes e a holywoodiana, em heróis da fé – e perdemos o que há de mais sublime em suas narrativas: a banalidade. O Deus da Bíblia se encontra  com homens e mulheres idênticos a nós em momentos semelhantes aos que vivenciamos diariamente: na próxima esquina. O genial do texto bíblico é descrever cenas  tão banais em um projeto carregado de tanta beleza – juntar-se a Deus para um mundo melhor – que não há como sentir-se de fora ou desencantado.

               É assim que precisamos ler o Livro de Êxodo, entendendo que sua narrativa não é a de heroísmos, mas da história concreta de gente comum que conta com a companhia de Deus: não como um interventor inquestionável, nem como uma mãe superprotetora, mas como uma presença pessoal e delicada que convida homens e mulheres para se tornarem seus parceiros na criação de um mundo humanizado.

              O Deus que vemos no Êxodo não é alguém que vem para o nosso mundo extraordinária e eventualmente, ,mas que já estava nele antes de nós e por isso é seu mundo também. Não vem de fora, ele apenas continua dentro do mundo que fez para a sua vivência compartilhada conosco Quem lê Êxodo já precisa ter compreendido esta verdade do Gênesis.

                 Além disso, ele criou um mundo inacabado. E o fez porque ao nos criar neste mundo também nos convidou para a liberdade de ser. Liberdade que sempre precisa de projetos inacabados para não ser um faz-de-conta. Liberdade que sempre precisa da vida ordinária para não ser uma fantasia.No Êxodo, Deus está ao lado de gente que não deixa de ter medo,de sofrer, de desejar mas nem sempre conseguir, de não ter tudo que gostaria, de adiar algumas conquistas, mas que é gente que vive de verdade.

             O que mais sobressalta no texto, portanto, é o modo criativo e tangível como Deus procura pessoas individualmente para participarem da salvação do mundo. É o caso de Moisés. A relação de Deus com Moisés é um fato que se sobrepõe aos demais no livro. A maior parte da narrativa sobre as manifestações de Deus não é gasta descrevendo a sua importância,, mas, antes,  A SUA RELAÇÃO PESSOAL COM MOISÉS. (33.11)

            A história do Êxodo, portanto, bem antes de ser a história de uma nação impactada pelo poder divino, é a história de um homem, MOISÉS, convidado por Deus para ser seu companheiro na criação de um mundo melhor, a partir da libertação de uma nação e sua condução à maioridade. O Êxodo nos mostra um Deus que se aproxima tanto de nossa história que, ao narrar a trajetória de um homem, é preciso que seja incluída a participação do próprio Deus.

      Não dá para falar de Moisés, seus sonhos, conflitos e superações sem falar do “EU SOU”. Não dá para falar de Deus no Êxodo sem descrever Moisés. Por isso, o ponto mais decisivo do Êxodo é um encontro, não combinado, entre Deus e Moisés, descrito no terceiro capítulo do livro(Êx 3). ...  ...   ...

                                                 Pastor Elienai Cabral Júnior.

                                  Oração :

                       Oh, Deus, nos prostramos diante daquele Mistério                           que nos une a Ti.Nós te adoramos, não de acordo com nosso próprio entendimento, que é tão inadequado, mas te adoramos em Espírito e Verdade.
                   Nós te honramos do fundo do nosso coração,  nos curvamos  diante daquela sagrada sarça ardente e cobrimos nossa face em temor e reverência.

                              No nome de Jesus, amém.

                  Fraternalmente em Cristo, o Mestre dos Mestres.

                                                   Missionária Mary Ane

                                                      Eis-me aqui!

                                                            Envia-me a mim!
                                                   
             

             

Nenhum comentário:

Postar um comentário